24.10.10

Asanas, what they are * O que são * Qué son * Quelles sont


Dentro da tradição indiana a sua origem é atribuída a Shiva, que as ensinou a sua esposa Parvati.

Os ásanas são em número total ao de todas as espécies de seres vivos que existem na terra. Entre tantos, 84 são os principais, desses, apenas alguns têm sido usado frequentemente.
Deffine-se como posturas psicofísicas do yoga.
A prática de asanas desenvolve uma musculatura flexível, e ossos e tendões resistentes, bem como o massageamento de órgãos, e o equilíbrio das funções de diversas glândulas internas. A tradição indiana também enumera como beneficio a melhoria do fluxo de prana (uma espécie de energia vital). para permitir o equilíbrio dos Doshas, e fluxo de energia pelas nadis (Sistema circulatório energético).


O Homem nomal nas suas ocupações, no repouso, divertimentos, em casa, na rua, fazendo uma refeição normal ou dormindo, não sai de um ciclo reduzido e pouco variado de movimentos e posturas corporais. São sempre os mesmos conjuntos de músculos, orgãos e articulações que se movimentam. Há partes do corpo que ficam á margem destas acções rotineiras, portanto, relegadas ao esquecimento, e, consequentemente á atrofia. Os ásanas mexem com estes músculos, articulações, e orgãos que raramente se movimentam.
Agindo sobre a musculatura, interferindo no aparelho circulatório, no sistema nervoso, principalmente em determinados plexos, estimulando determinadas glandulas, massageando os orgãos, os ásanas asseguram a saúde, e flexibilidade, o frescor caracteristico de um corpo jovem.
Ainda de maior significado é que cada um deles determina sobre o corpo prânico, interferindo na circulação energética, que corre na rede de naddis, activando e desenvolvendo os chakras suprindo um e drenando outro de prana.

Autoperfeição com Hatha Yoga de Hermógenes.

No comments:

Post a Comment