19.1.11

Morocco-Travel Diary Foum Zguid - Travel Preparations * Diàrio Viagem Marrocos-Foum Zguid - Preparativos Viagem * Marruecos-Diario de viaje Foum Zguid - Preparativos de viaje * Voyage Maroc-Journal de Foum Zguid - Préparations Voyage

22 Dezembro – Foum Zguid
Vamos fazer uma viagem de 4 ou 5 dias apenas com moto 4 e alguns poucos equipamentos que podemos levar.
Hoje o dia foi de tempestade seca. O céu encheu-se de nuvens e desde manha as areias do deserto fizeram-se sentir por aqui na vila. Portas batiam, tudo voava, o ar era colorido de um creme avermelhado.
Traçàmos uma rota, parando em alguns locais, no entanto, como esta viagem é imprevisivel, vou guardando para contar, conforme formos passando. 



Nao tinhamos cordenadas do percurso em nenhum dos tres GPS de que dispunhamos. Um nao funcionava, outro tinha uma peça partida e o outro as pilhas faziam mau contacto, rezava para que pelo menos um funcionasse.
Tinhamos de passar o percurso do pc para o gps. O cabo do computador que liga a eletricidade avariou, levou um dia para reparar e substituir os dois fusiveis que tinham ficado danificados e foi uma sorte, aqui, nesta pequena vila, que nos tivessem arranjado o cabo. Mais uma vez, o Said, dono do Albergue, nos ajudava quando precisavamos. Finalmente ao final do dia, chegou o cabo. Ligamos o pc, tinha-se de fazer o downloud de um programa para poder passar os dados do pc para o gps. O downloud nao dava para fazer, havia algo a bloquear. Claro que todos estes pormenores tecnicos para mim, era chines, e foi o Paul a tratar destes pormenores tecnicos.
Depois a noite, aconteceu uma situaçao caricata, alguem ligou para o Said para dizer que dois guias e tres turistas estavam perdidos algures no deserto ali perto, estavam todos montados a camelo. Isto eram umas sete da tarde. Pensei que fossemos de seguida busca-los, mas nao, o Said, na maior das calmas, ainda tratou de algumas coisas que tinha a fazer, fez o jantar, jantamos tranquilamente e arrancamos no jeep com o mesmo rapaz que nos tinha arranjado o cabo do pc. Isto, ja se tinham passado umas duas horas, eram agora nove da noite. Fomos para o meio do nada, deserto de pedras, procuramos e la recebemos um telefonema a dizer que os perdidos tinham conseguido chegar a um posto militar e passavam la a noite.
Regressamos ao hotel.
Cada dia um dia diferente.

No comments:

Post a Comment