16.12.09

Trivandrum - Mumbai - 14 Dezembro 2009 - Diary Travel to India * Diário viagem India * India Diario de viaje * Voyage en Inde Diary

Ola amigos, noticias da Mae India:
O TTC na Sivananda School esta terminado. Uma das melhores, ricas e intensas experiencias da minha vida. Deram-me o nome espiritual de Saraswati, a Deusa das artes, musica e sabedoria e conhecimento. Nao podiam ter acertado melhor, pelo prazer que tenho ao vocalizar um mantra, ou cantar, dancar tocar algum instrumento e de escrever e de ler. Alem do mais fui iniciada em mantra e o mantra que escolhi foi o de Saraswati. O que nao sabia e so soube hoje, e que toda a linha de Sivananda e discipulos e Saraswati. Por exemplo, Swami Sivananda Saraswati...



Ate agora estive protegida num ashram, agora coemca a verdadeira viagem.
Sigo para Trivandrum de taxi, para apanhar o voo para Mumbai (antiga Bombaim). Cheguei muito cedo ao aeroporto, assim que no tempo de espera pelo voo ainda pude ir ate a praia ali perto e dar uma voltinha a cavalo a beira mar! Vejam so, assim, sem esperar, realizei um sonho que tinha ha anos!
Duas horas de voo e estou em Mumbai, as 17h, aqui, vou encontrar com o Atul, a Gaby e o Balash e a meia noite partimos para a mitica cidade de Varanasi, a 28 horas de comboio.
Mumbai vista de cima e enorme, com edificios grandes, e aglomerados de guetos e casas pobres. Apos umas horas com amigos e um amoroso amigo do Atul que nos guiou pela cidade, e com quem fomos a um restaurante digno de marajas onde nos deliciamos com um thali, onde nao paravam de trazer comida, seguimos no expresso da meia noite para Varanasi.
Mumbai e uma cidade com vestigios britanicos na construcao e arquitectura dos edificios. Existe muita gente que faz da rua a sua morada e criancas seguindo nos para que lhes demos algo ou dinheiro, e isto as 23h00, quando ja deveriam estar a dormir.
Os comboios na hora de ponta, tem quase tanta gente pendurada na parte de fora do comboio, nas portas (isto em andamento), como dentro. Na India, em media, morrem cerca de 34 pessoas por dia em acidentes de comboio, ou porque sao atropeladas ou porque caiem do comboio. Nas paragens, entra gente no comboio a vender chai (cha com leite) e comida, e as vezes outras coisas como correntes (para prender a bagagem aos bancos).

Em geral o povo indiano e um povo pacifico e amistoso e a gastronomia e simplesmente fabulosa! Delicio me com cada especialidade. Nunca fui pessoa de ligar muito a comida, como porque tenho de viver, as vezes ate me esqueco de algumas refeicoes, mas nunca apreciei e nunca tive tanto prazer a comer como aqui. E os doces ai....Apesar de nao suportar muito o picante, ainda assim, e de comer e chorar por mais, pelas iguarias que fazem as delicias das papilas gustativas de quem provar (pelo menos das minhas, hehehe), e esta sensacao de bem estar que passa para todo o corpo. Os sabores sao tao fortes e caracteristicos. Agora imaginem isto, depois de ter passado um mes no ashram a comer so legumes e arroz sem muitos condimentos nem cebola nem alho nem ovos nem leite...Sinto me no setimo ceu!!!! :-)))

Varanasi e conhecida como a cidade mais antiga do mundo. O rio Ganges passa por esta cidade, e aqui, e o unico local onde o rio corre de sul para norte em vez de norte sul, como no resto do percurso do rio. Na mitologia, Xiva segura numa das maos um trigarfo, reza a lenda que Xiva construiu esta cidade sobre o trigarfo que ele segura, e que ele mudou o curso do rio, para que nao tivesse tanta forca a corrente, pois se houvesse uma inundacao a cidade seria devastada.
Diz-se que se respira profunda espiritualidade nesta cidade. As pessoas veem de todos os cantos da India, na fase da velhice e em doencas terminais para fazerem desta cidade a sua ultima morada. Seu desejo e serem cremadas nas margens do rio Ganges, e que suas cinzas sejam atiradas ao rio no final da cerimonia do Arati que se faz todos os dias ao por do sol a beira rio. Diz se que desta forma a sua alma nao volta a encarnar e atinge a eternidade junto a Deus, saindo assim da roda da vida e da morte.
Assim, quase constantemente estao defuntos a serem cremados a beira do Ganga.

Abraco da Mae India

A quem o coração inspire esta vontade, pode deixar donativos para ajudar nesta viagem, não existe um mínimo nem um máximo, apenas uma vontade inspiradora de ajudar.
NIB: 0033 0000 45305197428 05
IBAN: PT50 0033 0000 4530 5197 4280 5
BIC/SWIFT: BCOMPTPL

--
Sónia
Saraswati
www.oteucaminho.blogspot.com

No comments:

Post a Comment