29.12.09

Nagpur-24/12/2009 - Diary Travel to India * Diário viagem India * India Diario de viaje * Voyage en Inde Diary

Apos 22 duras horas no comboio, de Varanasi para Nagpur, onde toda a santa noite, bebes choravam desesperadamente perto do nosso compartimento, um deles mesmo ao lado da cama onde tentei dormir, numa noite fria, e sem cobertores, serviu me para ficar um pouco constipada, finalmente, la chegamos a Nagpur, a hora em que o sol se punha no horizonte, na vespera de Natal.



Nagpur, geograficamente, fica exatamente no centro da India.
No exacto ponto central, esta o Banco Central da India, onde esta guardada a reserva de ouro.

Viemos aqui visitar um amigo de longa data do Atul, o Manish, a sua esposa Mohini e as duas amorosas filhotas, e a mae de Manish.

Nao poderiamos ter sido mais bem recebidos. Levou nos a sua casa, onde a esposa, Mohini, nos esperava para jantar. Nos costumes indianos, a mulher e quem nutre a familia, por isso, so come depois de todos terem comido. Neste caso, a mulher e as filhas so comeram depois, enquanto isso, traziam nos deliciosas iguarias indianas caseiras:
Panipuri, que sao umas bolas estaladicas e ocas onde se faz um buraco e coloca se la dentro um preparado com varios tipos de grao germinados, de mung, patata, grao, e leva depois Chatni, que e um molho doce, feito de tamarino e enchido com agua, que e uma preparacao feita com agua, hortela, sal e pimenta.
Pawa, que e feito com flocos de arroz, que vem secos e sao demolhados em agua durante alguns minutos, depois e marinado num pouco de oleo, com sementes de mostarda, cebola, curcume, malaguetas verdes. Ao servir, poe se por cima Sev, que sao uns palitos muito fininhos que sao feitos com farinha de grao de bico e coentros.
Havia tambem Halva, que pode ser feito com varias bases, mas neste caso, era de cenoura, e e um doce feito com cenoura ralada, vai ao lume com leite, guee, acucar, cardamomo, pistachos e amendoas. So vos digo, e delicioso!!!
Bom, comemos que nem lordes, comidinha boa, feita com carinho e amor.

Num canto da sala, tinham um altar com as divindades Indus, as quais, cuidadosamente prestam adoracao, fazendo escrupulosamente as suas oferendas, e onde tem um pequeno aparelho com mantras a serem entoados 24h por dia.
E deveras comovente e impressionantea forma como o povo indiano presta devocao as divindades.

Manish nessa noite levou nos para a casa de campo, nos arredores de Nagpur, para ficarmos la a dormir.
E imaginem so, esta vivenda, fica nada mais nada menos que...ao lado de um templo!
Uma replica do templo de Tirupati Balagi. Este templo foi construido ha um ano, ja a casa la estava.
Manish contou nos como no topo deste templo esta uma peca em ouro, que esta precisamente por cima da divindade, atraindo as energias cosmicas, e divinizando a figura que ali se faz adoracao, e onde se faz a cerimonia do Arati.
Passamos nesta casa a noite de Natal. No dia de Natal, as 8h da manha, fomos assistir ao Arati, que ali se celebra de manha e a noite.

A cidade de Nagpur e bastante grande e desenvolvida, algo ocidental, com vestigios britanicos, mas nem por isso se deixa de ver vacas passeando se pelas ruas.

Na manha do dia 25, fomos a casa dele onde a sua esposa nos esperava com um farnel para a viagem de comboio desse dia, e onde uma vizinha deles nos esperava para nos mostrar as joias que vende.
Pois esta vizinha aplicou me hena no braco e na mao, os famosos e lindos desenhos que as indianas fazem no dia do casamento.
Foi a primeira vez que apliquei estes desenhos no braco, foi uma bela prenda de Natal.

Fiquei com vontade de ficar aqui mais uns dias a conviver com esta querida familia que com tanto carinho nos acolheu, aprendendo mais sobre os costumes, gastronomia (sao todos vegetarianos, como a maioria da populacao indiana), assim como a historia das divindades hindus, mas tive de partir.
Trago os no coracao, todo a amor uniao e dedicacao que ali vivi.

Assim que ao meio dia do dia 25 de Dezembro apanhamos um comboio do centro da India, rumo ao sudeste, a Chennai. Mais 20 horas de viagem de comboio nos esperam.

A quem o coração inspire esta vontade, pode deixar donativos para ajudar nesta viagem, não existe um mínimo nem um máximo, apenas uma vontade inspiradora de ajudar.
NIB: 0033 0000 45305197428 05
IBAN: PT50 0033 0000 4530 5197 4280 5
BIC/SWIFT: BCOMPTPL

Abraco da Mae India

Sónia
www.oteucaminho.blogspot.com

No comments:

Post a Comment