1.1.10

Chennai/Mamallapuram-26 Dezembro - Diary Travel to India * Diário viagem India * India Diario de viaje * Voyage en Inde Diary

Após mais 20 horas de comboio, chegamos a Chennai, uma grande e moderna e simpatica cidade banhada pelo mar, a sudeste da India.

Daqui seguimos num taxi para Mamallapuram, a 50 kms de Chennai. Mamallapuram e uma pequena vila a beira mar com templos escavados na pedra, em rochedos enormes, onde os artesaos, da rocha lisa, atravez das suas maos habilidosas e certeiras, atravez da sua criatividade, faziam nascer templos com as suas divindades esculpidas na rocha, por volta do 6 e 7 século.

Tudo isto num passeio ao ar livre, descalca, por locais rochosos onde os macacos se divertem e convivem livremente com os turistas e onde as cabras montanhesas por ali se passeiam, calmas, livres, e de onde, ao cair do sol no horizonte, assistem do alto das rochas, aos maravilhosos espectaculos de dancas tradicionais indianas que aqui fazem as delicias dos turistas, durante um mes, todos os anos, entre o dia 26 de Dezembro e o dia 26 de Janeiro, todos os dias entre as 18h e as 20h30.
Paga se diariamente 100 rupias, cerca de 1,50 euro.
Aqui vos deixo o link para mais informacoes deste festival:
Vimos o espectaculo de dancas deste dia, de dancas e costumes indianos, onde nos maravilhamos com as cores, a beleza das raparigas tao bem trajadas, a docura, e onde por detras do palco, se podia ver as esculturas gravadas na pedra. Nao, nao era um cenario, era mesmo uma parede enorme de rocha com esculturas ali gravadas e por cima destas rochas iluminadas por holofotes, descansavam tranquilamente as cabras montanhesas, deliciando se elas tambem com os sons e as cores do espectaculo, e completando o cenario, trazendo o toque de magia aquela cena de fim de tarde.
Depois do espectaculo, fomos jantar, e a meio da refeicao, adivinhem quem entra pelo restaurante adentro!
As estrelas do espectaculo!!!
Foram todos comer ali!
As lindas dancarinas, os musicos, todos com os seus trajes alegres, cheios de cor, de vida, de alegria e tradicao. Vestes em tons vermelhos granate, ornamentados com fios dourados. Lindos lindos!!!
Claro, que aproveitei aquela oportunidade de ouro e fui a cada uma das mesas para tirar fotos com os musicos e dancarinos e metermos conversa! :-)

Aqui fica o link para a zona de Mamallapuram:
A vila e por excelencia uma vila de escultores e artesaos, que ao longo de seculos, a arte de esculpir vai sendo passada de geracao em geracao ate aos dias de hoje, onde em varias lojas de estatuas lindas, vemos os artesaos a trabalhar.
Ve se tambem varias lojas de calcado onde eles estao a fazer as sandalias e chinelas ali na hora.
Tem lojas de roupas, instrumentos indianos, e artesanato, falo por mim, e de nos perdermos por ali.
A vila e verdadeiramente pitoresca e simpatica, e com a praia ao lado, a temperatura esta amena, quente, esta o cenario perfeito!

E interessante ver como com a viagem e o passar de terra em terra, de norte a sul, os costumes vao mudando.
Aqui, as mulheres usam em vez de um brinco simples numa das narinas, usam uma grande medalha em cada narina.
Outro bonito detalhe, e o que mais me tocou, e que bem cedo de manha, quando saimos a rua, ja se pode ver, no chao, do lado de fora das casas, a entrada de cada casa, mandalas, desenhos, simbolos protectores, que sao desenhados todos os dias a primeira hora, usando po de arroz e outros pos coloridos. Sao desenhos lindos, dignos de um quadro, alguns, tao minunciosos, feitos com tanto cuidado e carinho.

No dia 27 de manha, eu e o Atul fomos receber uma massagem, que nao foi nada de geito, nem para mim, nem para ele. Porque? Porque nao foi feita com sentimento, com dedicacao, com toque nem amor. Nao havia energia, apenas uma tarefa que tinha de ser feita. Quando apenas olhei para a rapariga, senti algo...muito seco, sem energia, e nao me enganei.
Saimos os dois dali com a sencacao de nao ter sabido a nada.
Numa massagem e fundamental que haja uma entrega de parte a parte, e fundamental que estejamos ali, de corpo e alma com a pessoa que esta a receber a massagem, caso contrario, nao ha uma passagem de energia positiva e a pessoa que recebe a massagem sente isso.

Aqui, ficamos na estalagem Ramakrishna hotel e pagamos 150 rupias por pessoa, cerca de 2 euros e pico.

As 15h seguimos viagem para Punducherry, a 80 kms daqui.

A quem o coração inspire esta vontade, pode deixar donativos para ajudar nesta viagem, não existe um mínimo nem um máximo, apenas uma vontade inspiradora de ajudar.