18.12.09

Varanasi - 17 Dezembro 2009 - Diary Travel to India * Diário viagem India * India Diario de viaje * Voyage en Inde Diary

Hoje as 6h da manha, em vez de ir para o telhado da estalagem meditar e fazer a pratica de yoga, fui com o Atul ver o nascer do sol no rio Ganges.
Caminhamos a passos largos pelos gaths cerca de 1h, enquanto o dia chegava.
Aquela hora, havia ja pessoas no rio a lavar roupa, tomar banho, lavar os dentes, beber agua, em rituais de adoracao aos deuses, pescando...

Tudo isto onde ao mesmo tempo, se deitam pequenos cestinhos com flores e velas por algum ente querido, onde se faz do rio a ultima morada das cinzas de restos mortais de pessoas falecidas, onde desaguam o esgoto da cidade...
Nao posso deixar de olhar para toda esta realidade com alguma reverencia.
E uma cidade com odores intensos, as vezes nao tao agradaveis e se nao tivermos cuidade ainda pisamos um bom bocado de bosta de vaca! :-)
Tem tambem cheiros de comida boa, em geral uma cidade suja e pobre, mas nao deixa de ser uma das cidades mais antigas do mundo.
E tambem de salientar que daqui sairam os melhores musicos de musica indiana.
Etambem que aqui se encontram lojas de instrumentos musicais indianos e muito boas livrarias.
E com respeito que observo pessoas que trabalham desde ainda antes dos priemiros raios de sol, ate as 9h, 10h, 11h da noite.
Pessoas magras, mas com uma incrivel forca de vontade, uma forca que vem de dentro, que nao conhecem a abundancia nem a riqueza. Vivem com muito pouco ou nada. Vivem para sobreviver. Muitas vezes trabalhando nos oficios de seus pais avos e bisavos, sejam eles, como transportar pessoas de barco, cozinhar em pequenos carros ambulantes, vendedores, pessoas que vivem nas ruas, e outras nas suas casas, reservados, silenciosos.

As 6h40 eis que do outro lado do rio, por detras da nebelina matinal, surge o sol, erguendo se sobre o Ganga, cor de fogo, anunciando um novo dia.
Fomos andando para uma das ruas principais e passa uma peregrinacao, devia ser uma vila inteira, de grupos de homens e mulheres, muitos deles com o Bagavat Gita (o equivalente a nossa biblia), embrulhado um tecido cor de laranja, cantando mantras, alguns, caminhando descalcos.
Perguntei qual o significado da cor laranja e o porque dos swamis usarem o laranja nas suas vestes. O Atul explicou que a cor original nao e o laranja, mas sim uma cor intermedia entre o amarelo e o laranja, cor de acafrao das Indias.
O porque desta cor?
Porque antigamente os monjes renunciantes, por renunciarem aos bens materiais, nao tinham dinheiro para comprar roupa, entao, quando levavam os mortos para serem cremados, estes eram embrulhados num tecido. Os monjes retiravam este tecido para eles, e tingiam o tecido com acafrao das indias, que alem de tingir a roupa, e tambem desinfectante e antiseptico, e dai esta cor adoptada para as vestes dos swamis, e que tem o nome de gueru.

Continuamos a caminhar pelos estreitos guetos anprocura de uma especialidade especifica daqui. O faro apurado e forte apetite de um leao genuino como o Atul e seu sentido de orientacao, depressa chegamos ao local onde numa bancada, se fazia o tipico doce.
Um homem sentado de parnas cruzadas na bancada, cozinhava numa cacarola gigante algo liquido, e branco. Era a espuma do leite.
Chama se Malaiya.
E vejam so a originalidade deste povo:
Deixam a cacarola com a espuma do leite toda a noite no telhado (terraco) da casa a apanhar o orvalho da noite. De manha cedo, vai ao lume e juntam uma mistura com acafrao da India, pistachos e outros frutos secos e especiarias.
Este doce so dura ate as 10h, 11h da manha, depois ja nao ha mais. Fomos os primeiros a provar, e so vos digo, estava...delicioso!!!
E com este doce vos deixo.
E com este eterno nascer do sol e este doce vos deixo.
Abraco da mae India


A quem o coração inspire esta vontade, pode deixar donativos para ajudar nesta viagem, não existe um mínimo nem um máximo, apenas uma vontade inspiradora de ajudar.
NIB: 0033 0000 45305197428 05
IBAN: PT50 0033 0000 4530 5197 4280 5
BIC/SWIFT: BCOMPTPL

--
Sónia Saraswati
www.oteucaminho.blogspot.com

No comments:

Post a Comment