31.1.10

Sri Lanka 2 January 2010 - Diary Travel to India * Diário viagem India * India Diario de viaje * Voyage en Inde Diary

O Atul, numa forma perfeita conseguiu colocar em palavras aquilo que me faltou na ultima entrada de diário do Sri lanka, ora vejam:
"Depois de uma emocionante e intensa semana no Sri Lanka - um país supostamente em paz, mantida pela força da arma, onde cada terceiro cidadão deve ser militar. Ha' fardas de varias cores, conforme o raio de execução, entre tons de verde escuro e claro, castanho, e lilaás... 



sim, lila's! num pais budista onde mais do que estatuas de Buda, abundam estatuas de soldados empunhando armas e dando gritos de guerra em quase cada cruzamento, e onde abundam enormes cartazes do presidente em cada esquina e que em 4 anos ate ja aparece nas novas notas da moeda nacional, uma forma de se imprimir nas mentes das pessoas e de se imortalizar... um povo que se tornou preguicoso, habituou-se ao dinheiro facil, cobrando aos turistas preços exorbitantes para sustentar a sua preguica e quica, a maquina militar... e por isso um choque financeiro para quem se habituou aos preços da India... um povo que protesta silenciosamente pelos seus direitos perante o governo, e quando digo silenciosamente e literalmente isso - trabalham em silencio, não falam, assim como os monges fazem em forma de austeridades em mosteiros; e mesmo assim, ao deixar o pais, consegui arrancar o mais belo sorriso e umas doces palavras a agente de imigracao que mantinha este voto de silencio em protesto pelos seus direitos, solidaria com os seus colegas agentes, e esta e a imagem que vou guardar das minhas mais belas memorias do Sri Lanka, alem do local paradisiaco onde passamos o final do ano, ja descrito pela Sonia no seu diario. Ja em Chennai, apos um voo da Kingfisher Airlines, que decorreu dentro da sua normalidade. Impressionou-me a eficiencia, rapidez e simpatia com que em 45 mins nos serviram bebidas, refeicoes quentes, e friso, sorrisos!
Partindo de Chennai de comboio rumo a norte, mentalizando-me para 2 noites e 2 dias - outra coisa que na India se encara como algo natural, nem se questiona, dorme-se, come-se, conversa-se, pouco ou nada se le, alias quem le e "camone", aqui vou eu, deixando algumas saudades para tras, em busca de novas aventuras, para explorar - esta necessidade primordial que o ser humano tem que sabe-se la porque? E melhor exemplo que os portugueses nao deve haver, atraves dos seus navegadores em busca das especiarias perdidas, mas se nao fossem as especiarias, outro motivo se arranjava para partir em busca, para explorar...
sentado no comboio, apreciando a paisagem que quase podia ser alentejana, deixando os raios do sol banhar a minha alma e aquecer o meu corpo, nao posso deixar de apreciar e agradecer "silenciosamente" os dezenas de ajudantes que no comboio, incansavelmente, sempre para tras e pra frente, vendem comidas e bebidas a "bordo", esgueirando-se entre os passageiros, para que nos dois dias e duas noites de viagem nada os falte, sempre eficientes, sempre motivados, lembro-me de Voltaire, que ate passou uma boa parte da sua vida em Pondicherry, na India, e que disse uma vez que "os ricos precisam de muitos pobres a sua volta". Nao sera por isso que qq condominio de luxo esta sempre rodeado de bairros de lata, apinhado de pobres que mantem o bom funcionamento dos "guetos dos ricos" numa perfeita simbiose...?"

Atul Mulji
(Obrigado Atul, por esta magica viagem ao interior da minha alma).

A quem o coração inspire esta vontade, pode deixar donativos para ajudar nesta viagem, não existe um mínimo nem um máximo, apenas uma vontade inspiradora de ajudar.
NIB: 0033 0000 45305197428 05
IBAN: PT50 0033 0000 4530 5197 4280 5
BIC/SWIFT: BCOMPTPL

Abraco da Mae India

Sónia
www.oteucaminho.blogspot.com

No comments:

Post a Comment